Centro de Recursos para a Inclusão
O CRI – Centro de Recursos para a Inclusão é um serviço de parceria, com as escolas públicas de ensino regular, que pretende construir uma escola de todos e para todos, dinamizando ações de apoio à inclusão de crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar, promovendo a sua qualidade de vida e das suas famílias, em parceria com as diversas estruturas da comunidade.
O CRI – Centro de Recursos para a Inclusão tem como principais objetivos:
- Desenvolver, com os Estabelecimentos de Ensino da sua área geográfica de abrangência, estratégias facilitadoras no processo de inclusão das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
- Trabalhar e desenvolver as expectativas e necessidades dos alunos e suas famílias relativamente ao seu sucesso pessoal, escolar e social;
- Efetuar trabalho de complementaridade ao sistema educativo, mobilizando os recursos, em prol de um objetivo único – A Qualidade de Vida das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
- Garantir uma equipa técnica de composição multidisciplinar, de modo a desenvolver um trabalho continuado com a escola, os alunos, as famílias e a comunidade em geral;
- Promover o desenvolvimento de competências na atuação com os alunos com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
- Contribuir para uma melhoria efetiva da qualidade de vida das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar e suas famílias.
Destinatários
Crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem, entre os 6 e os 18 anos, que frequentem as escolas públicas de ensino regular e que necessitam de cuidados especializados, dos:
- Agrupamentos de Escolas Artur Gonçalves – Torres Novas
- Agrupamentos de Escolas Gil Paes – Torres Novas
- Agrupamentos de Escolas de Alcanena
- Agrupamentos de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho
- Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha
Critérios de Admissibilidade
- Existência de parceria formal e de Plano de Ação, com o Agrupamento de Escolas a que pertence o aluno
- Aluno beneficiar de medidas educativas adicionais, de apoio e suporte ao seu processo de aprendizagem
- Aluno com idade cronológica entre os 6 e os 18 anos
- Aluno estar matriculado no ensino regular, dentro da escolaridade obrigatória
Serviços
- Avaliação multidisciplinar de todos os alunos sinalizados ao Centro de Recursos para a Inclusão.
- Sensibilização da comunidade educativa e comunidade em geral relativamente aos sinais de alerta para as Necessidades Educativas Especiais, possibilitando o despiste e encaminhamento das crianças o mais precocemente possível.
- Avaliação das necessidades e expectativas das famílias.
- Articulação e envolvimento familiar.
- Apoios terapêuticos (Fisioterapia, Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Hipoterapia e Equitação Terapêutica) de acordo com o perfil de funcionalidade e necessidades de cada aluno.
- Avaliação, despiste e orientação vocacional.
- Pesquisa e seleção de postos de trabalho adequados ao perfil de funcionalidade dos jovens.
- Colocação em estágios de sensibilização em empresas num contexto real de trabalho
- Colocação em áreas de Formação Profissional, para implementação do Programa de Despiste Vocacional e desenvolvimento das competências dos jovens.
- Desenvolvimento de programa de competências sociais.
- Avaliação das necessidades dos alunos ao nível da autonomia.
- Dinamização do Programa de Autonomia Pessoal e Social em função do perfil de cada aluno.
Equipa Técnica
- Coordenadora
- Psicólogos
- Terapeutas Ocupacionais
- Terapeutas da Fala
- Fisioterapeutas
Documentos em PDF
Legislação:
Portaria n.º 1102/97 de 3 de novembro (Pdf)
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho (Pdf)
Contactos
educacional@crit.pt
249 819 066