Centro de Recursos Inclusão

image_print

Centro de Recursos para a Inclusão

O CRI – Centro de Recursos para a Inclusão é um serviço de parceria, com as escolas públicas de ensino regular, que pretende construir uma escola de todos e para todos, dinamizando ações de apoio à inclusão de crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar, promovendo a sua qualidade de vida e das suas famílias, em parceria com as diversas estruturas da comunidade.

O CRI – Centro de Recursos para a Inclusão tem como principais objetivos:

  • Desenvolver, com os Estabelecimentos de Ensino da sua área geográfica de abrangência, estratégias facilitadoras no processo de inclusão das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
  • Trabalhar e desenvolver as expectativas e necessidades dos alunos e suas famílias relativamente ao seu sucesso pessoal, escolar e social;
  • Efetuar trabalho de complementaridade ao sistema educativo, mobilizando os recursos, em prol de um objetivo único – A Qualidade de Vida das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
  • Garantir uma equipa técnica de composição multidisciplinar, de modo a desenvolver um trabalho continuado com a escola, os alunos, as famílias e a comunidade em geral;
  • Promover o desenvolvimento de competências na atuação com os alunos com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar;
  • Contribuir para uma melhoria efetiva da qualidade de vida das crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem escolar e suas famílias.

 Destinatários

Crianças e jovens com medidas adicionais de apoio e suporte à aprendizagem, entre os 6 e os 18 anos, que frequentem as escolas públicas de ensino regular e que necessitam de cuidados especializados, dos:

  • Agrupamentos de Escolas Artur Gonçalves – Torres Novas
  • Agrupamentos de Escolas Gil Paes – Torres Novas
  • Agrupamentos de Escolas de Alcanena
  • Agrupamentos de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho
  • Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha

 Critérios de Admissibilidade

  • Existência de parceria formal e de Plano de Ação, com o Agrupamento de Escolas a que pertence o aluno
  • Aluno beneficiar de medidas educativas adicionais, de apoio e suporte ao seu processo de aprendizagem
  • Aluno com idade cronológica entre os 6 e os 18 anos
  • Aluno estar matriculado no ensino regular, dentro da escolaridade obrigatória

 Serviços

  • Avaliação multidisciplinar de todos os alunos sinalizados ao Centro de Recursos para a Inclusão.
  • Sensibilização da comunidade educativa e comunidade em geral relativamente aos sinais de alerta para as Necessidades Educativas Especiais, possibilitando o despiste e encaminhamento das crianças o mais precocemente possível.
  • Avaliação das necessidades e expectativas das famílias.
  • Articulação e envolvimento familiar.
  • Apoios terapêuticos (Fisioterapia, Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Hipoterapia e Equitação Terapêutica) de acordo com o perfil de funcionalidade e necessidades de cada aluno.
  • Avaliação, despiste e orientação vocacional.
  • Pesquisa e seleção de postos de trabalho adequados ao perfil de funcionalidade dos jovens.
  • Colocação em estágios de sensibilização em empresas num contexto real de trabalho
  • Colocação em áreas de Formação Profissional, para implementação do Programa de Despiste Vocacional e desenvolvimento das competências dos jovens.
  • Desenvolvimento de programa de competências sociais.
  • Avaliação das necessidades dos alunos ao nível da autonomia.
  • Dinamização do Programa de Autonomia Pessoal e Social em função do perfil de cada aluno.

Equipa Técnica

  • Coordenadora
  • Psicólogos
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Terapeutas da Fala
  • Fisioterapeutas

Documentos em PDF

Regulamento Interno (Pdf) 

Legislação:
Portaria n.º 1102/97 de 3 de novembro (Pdf)
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho (Pdf)

Contactos

educacional@crit.pt
249 819 066


EnglishPortuguese