CLDS 5G Torres Novas
Torres Novas Implementa Programa de Inclusão Social e Envelhecimento Ativo
O concelho de Torres Novas será um dos beneficiários do novo Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5ª Geração (CLDS-5G), destinado a promover a inclusão social e combater a pobreza, com especial enfoque no envelhecimento ativo e na coesão territorial. Este programa, criado pela Portaria n.º 428/2023 de 12 de dezembro, surge no âmbito de uma iniciativa do Ministério das Finanças, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Coesão Territorial.
A Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) responsável pela coordenação do CLDS-5G em Torres Novas será o Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT), que já desempenhou funções similares em edições anteriores do programa. A grande novidade desta 5ª geração é o reforço nas parcerias de proximidade e o envolvimento direto dos municípios na administração e concretização dos objetivos definidos, reforçando a importância do trabalho comunitário e das redes de cooperação local.
Enfoque no Envelhecimento Ativo e na Inclusão Social
O programa CLDS-5G tem como um dos seus principais objetivos promover a autonomia e o envelhecimento ativo da população idosa (EIXO 3), através de ações que fomentem a integração social e intergeracional. Entre as atividades previstas, destaca-se o apoio às populações mais vulneráveis e a criação de sinergias entre o setor público e privado para desenvolver respostas sociais adaptadas às necessidades locais. O presente projeto pretende ser uma resposta criativa e inovadora para complementar as respostas já existentes no concelho. Assim, a coerência entre os objetivos do Projeto COM(VIVÊNCIAS), as suas atividades e os destinatários previstos com as medidas de política pública é não apenas garantida, mas também reforçada, promovendo um envelhecimento ativo e saudável para todos.
Projeto COM(VIVÊNCIAS): Uma Resposta Criativa para Torres Novas
No âmbito do CLDS-5G, o projeto COM(VIVÊNCIAS) tem como missão responder às necessidades de idosos em situação de vulnerabilidade económica e geográfica, especialmente nas zonas mais isoladas do concelho. Para tal, será desenvolvido um modelo de intervenção itinerante, com atividades que abrangerão todas as freguesias, como a promoção de atividades físicas, culturais e sociais, bem como o incentivo à participação intergeracional e ao voluntariado.
Sustentabilidade e Impacto a Longo Prazo
A sustentabilidade das ações promovidas pelo CLDS-5G será assegurada através da capacitação das comunidades locais e da criação de parcerias estratégicas entre instituições públicas e privadas. Com um foco claro na construção de capital social, o projeto COM(VIVÊNCIAS) visa garantir que as intervenções possam continuar a longo prazo, mesmo após o término do financiamento, criando um impacto positivo duradouro na qualidade de vida dos cidadãos mais velhos de Torres Novas.
Com a coordenação da Equipa Técnica liderada por Cátia Baltazar, Psicóloga de formação, o CLDS-5G promete trazer mudanças significativas para a população com mais de 60 anos, reforçando o papel da comunidade na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. A Equipa Técnica multidisciplinar conta ainda com a Técnica Superior de Serviço Social Irina Ruivo, a Educadora Social Fátima Neto e a Terapeuta Ocupacional Liliana Carvalho.
O COM(VIVÊNCIAS) disponibiliza um conjunto de atividades gratuitas e acessíveis à comunidade com mais de 60anos e residente no Concelho de Torres Novas. De forma a destacar o enfoque nesta população alvo, o Projeto iniciou a 1 de outubro de 2024, Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional das Pessoas Idosas, estando ativo ao longo de 4 anos.
Equipa Técnica
- Coordenadora
- Terapeuta Ocupacional
- Técnica Superior de Educação Social
- Técnica Superior de Serviço Social
Contactos
cldstorresnovas@crit.pt
249 836 061


