CRIT participou no III Ciclo de Cinema

  • 0

CRIT participou no III Ciclo de Cinema

Categoria:Eventos
image_print

No passado dia 05 de Maio decorreu o III Ciclo de Cinema, no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, organizado pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental Torrejano (CAFAPT), Valência do CRIT, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Novas.

Este III Ciclo de Cinema teve como tema a orientação sexual e todas as problemáticas que, muitas vezes, lhe estão associadas como o bulling, discriminação e homofobia. Teve como objetivo a reflexão sobre o preconceito existente para com as pessoas das mais variadas orientações sexuais, mas também informar a comunidade escolar, de forma a combater a ignorância sobre esta realidade, esclarecer dúvidas existentes, destruir estereótipos errados e preconceituosos que denigrem e deturpam a realidade da vivência destas pessoas, tantas vezes vítimas de uma homofobia social e institucional.

Estiveram presentes alunos e professores da formação e emprego do CRIT, da Escola Profissional de Torres Novas e uma turma do PIEF da Escola Secundária Artur Gonçalves.

Os jovens tiveram oportunidade de visualizar um filme relacionado com esta temática seguindo-se um pequeno debate, onde cada um pôde escrever de forma anónima, perguntas que tinha sobre o tema ou mesmo sobre si próprio. Contamos com a presença do escritor Filipe Vieira Branco representante da rede ex aequo (associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes), que deu o seu contributo e experiência de vida nesta matéria.

Foi sem dúvida uma manhã de grandes aprendizagens, reflexões e emoções.


EnglishPortuguese