1

Grupo de Ajuda Mútua para Pessoas Portadoras de Deficiência Motora aberto à comunidade

O CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano disponibiliza mais um serviço aberto à comunidade: o Grupo de Ajuda Mútua do CRIT (GAM/CRIT). Este serviço destina-se a pessoas portadoras de deficiência motora e consiste em encontros de pessoas com esta problemática, com vista a partilhar as suas experiências e problemas, bem como formas de os ultrapassar. Tem como princípios orientadores o respeito pela diversidade das pessoas, o respeito pelas capacidades individuais, a identificação de problemas comuns e a criação de recursos adequados.

A presente iniciativa surgiu de uma proposta de inovação interna à instituição, apresentada no ano de 2013, em virtude do acréscimo de clientes portadores de deficiência motora e tendo em conta uma intervenção centrada no cliente e no seu empowerment. Contudo, com a perceção da escassez de recursos deste tipo de serviço não só no concelho de Torres Novas, como nos concelhos limítrofes, o CRIT atualmente disponibiliza este serviço a todos aqueles que o desejem integrar.

A participação no grupo é totalmente gratuita sendo que, para o integrar, deverão fazer a pré-inscrição presencialmente, na secretaria da instituição, e/ou recorrer ao site da instituição (http://www.crit.pt/) onde poderão aceder a mais informações.

“Foi bom estar no grupo, porque fez-me trocar ideias (…), fez-me ver as coisas de uma outra forma!” (Testemunho de um atual participante no GAM/CRIT)

“Aqui, as coisas que partilho são melhor entendidas do que por vezes na sociedade em geral, visto neste grupo todos termos dificuldades motoras…” (Testemunho de um atual participante no GAM/CRIT)

   “Sinto que, com a minha experiência, já contribuí para o bem-estar de alguns colegas do grupo! ” (Testemunho de um atual participante no GAM/CRIT)

CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano